Informações aos professores

A proposta do jogo é juntar de forma divertida os primeiros passos na matemática.

  • Disciplina:
    Matemática
  • Ano:
    1º ano do Ensino Fundamental
  • Objeto do Conhecimento:
    Construção do sistema alfabético e da ortografia
  • Prática da Linguagem:
    Análise linguística e semiótica
  • Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC:
    EF01MA09, EF01MA04, EF01MA15, EF01MA08
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Yuki Detetive

O gato Yuki agora é um detetive. São 4 brincadeiras divertidas de matemática, para a gente resolver os mistérios de cada uma. Tem formas, grandezas, sequências e umas continhas.


4 jogos:

  • Ta na Mesa - Precisamos acertar qual objeto pertence a silhueta. Temos na cozinha vários utensílios e comidinhas gostosas.
  • Blupt - Vamos ver qual bolha de sabão completa a sequência.
  • Flora - Um jogo ao ar livre, com vasos de plantas, flores, regadores e outras surpresas. Vamos escolher qual o maior, menor, mais largo, mais vazio e outras medidas de grandezas.
  • Soneca - Como não pode faltar em matemática, algumas contas onde temos que procurar o resultado em uma nuvem dos sonhos, com um monte de números e desenhos misturados. Esse é o joguinho mais desafiador para o Detetive Yuki e acho que para você também!

Como jogar:

Escolha um dos joguinhos na tela inicial, e depois escolha a dificuldade.

  • Ta na Mesa - Toque no objeto nas prateleiras correspondente a sombra que aparece na mesa.
  • Flora - Aparece uma frase e alguns objetos. Toque no objeto certo.
  • Blupt - Toque na bolha para completar a sequência.
  • Soneca - Veja a conta que aparece com o ursinho. Na nuvem com varios número e obetos misturados, ache a reposta certa.

Sobre o Jogo:

O jogo foi desenvolvido para ser bem fácil de brincar e intuitivo. Tem várias narrações para facilitar a leitura. Ele estimula a aprendizagem cognitiva em um cenário lúdico e dinâmico. Os elementos visuais pretendem ser atraentes, para tornar a tarefa de auxiliar na educação um momento divertido.

O tempo de casa jogo é de 1 minuto. Caso precise de mais tempo, toque no cronometro para parar e depois toque novamente para continuar.

No jogo 'Soneca', caso não consiga achar o número na nuvem, pode usar a lupa que aparece no cantinho da tela para ter uma dica de onde está a resposta certa.

Telas do Jogo:


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