Informações aos professores

A proposta do jogo 'Coricocó' é integrar a diversão e a ação dos jogos de plataforma com o desafio da alfabetização, focando no reconhecimento de letras e na formação de verbos, de forma dinâmica e envolvente. As crianças irão desenvolver habilidades linguísticas enquanto guiam o cachorrinho para colocar a galinha fujona de volta ao ninho.

  • Disciplina:
    Língua Portuguesa
  • Ano:
    Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
  • Objeto do Conhecimento:
    Construção do sistema alfabético e da ortografia, com ênfase na formação e reconhecimento de verbos.
  • Prática da Linguagem:
    Análise linguística e semiótica
  • Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC:
    • EI03EF09: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
    • EF01LP01: Reconhecer que as letras são unidades do alfabeto e que combinam-se para formar sílabas, palavras e frases.
    • EF01LP13: Observar as formas de composição de sílabas e palavras.
Carregando botão fullscreen

Cocoricó

A galinha fujona se perdeu na obra. Para fazer ela voltar ao ninho, o valente cachorrinho precisa pegar todas as letrinhas do verbos e passar pelas três fases dessa aventura! Vamos completar todas as fases desse jogo inspirado no clássico Donkey Kong!



Como jogar:

  • Controles:
    Use as setas do teclado (ou as setas que aparecem na tela do jogo) para andar com o cachorrinho.
  • Níveis de Dificuldade:
    • Fácil: O cachorrinho sobe e desce as escadas automaticamente. Concentre-se apenas em usar as setas esquerda e direita para andar.
    • Médio: Agora você controla tudo! Use as setas para ir para os lados e também para subir e descer as escadas.
    • Difícil: O desafio aumenta! Cuidado para não cair das vigas e desvie dos ovos, pois eles podem te derrubar!
  • Objetivo Principal:
    Em cada rodada, colete as letras que vão aparecendo pelo caminho para formar o verbo correspondente ao cenário.
  • Ajuda:
    Se quiser escutar a pronúncia de um verbo ou de uma letra, basta tocar neles!
  • Progressão:
    Leve o cachorrinho até o topo de cada fase para a galinha voar para o próximo nível. No último nível, ajude a galinha 'fujona' a voltar ao seu ninho!
  • Tela Cheia:
    Para uma melhor experiência de jogo, você pode usar a tela cheia (fullscreen). Para sair, basta apertar a tecla 'ESC' no seu computador.

Sobre o Jogo:

Coricocó é inspirado no jogo Donkey Kong. No lugar do personagem do encanador Mário, tempos o cachorrinho, e uma galinha colocando ovos no lugar do gorila jogando Barris. A histórinha é do cachorrinho querendo que a galinha fujona volte para o seu ninho!

Curiosidades:

Donkey Kong: O Jogo do Gorila e dos Barris! Você sabia que o Coricocó foi inspirado em um jogo muito famoso chamado Donkey Kong, criado por Shigeru Miyamoto,? Nesse jogo, um gorila grandão jogava barris para um encanador tentar desviar e salvar a princesa. Ele foi lançado lá em 1981 e é um dos jogos mais importantes da história dos videogames!

Jumpman: No jogo original do Donkey Kong, o personagem que desviava dos barris não era o Mario que conhecemos hoje! Ele se chamava Jumpman (Homem-Pulo) e era um carpinteiro. Só depois, em outros jogos, ele virou o encanador e ganhou o nome de Mario, que hoje é um dos personagens mais famosos do mundo!

Telas do Jogo:


Screenshot Cocoricó 01 Screenshot Cocoricó 02 Screenshot Cocoricó 03 Screenshot Cocoricó 04 Screenshot Cocoricó 05