Informações aos professores

O Caça-Palavras Temas é um recurso educativo que pode ser utilizado para desenvolver habilidades essenciais na Educação Infantil. O jogo trabalha a atenção, a percepção visual e a concentração, além de servir como uma ferramenta divertida para introduzir e reforçar o reconhecimento de letras, palavras e a ortografia.

  • Disciplina:
    Português
  • Ano:
    1º ano do Ensino Fundamental
  • Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão.
  • Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica (alfabetização) / Escrita (autônoma e compartilhada).
  • Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC:
    EF12LP01
Carregando botão fullscreen

Caça-Palavras Temas

Caça-palavras é sem dúvida um dos jogos mais queridos por todos! Nessa versão temos 5 temas: Roupas (Vestuário), Animais, Corpo Humano, Natureza e Comidas.

Como jogar:

  • Escolha um tema no menu:
    Roupas (Vestuário), Animais, Corpo Humano, Natureza e Comidas.
  • Procure as palavras no quadro com as letras, toque e arraste a seleção para marcar a palavra. Se acertar a palavra fica marcada.
  • Quando encontrar todas as palavras da lista o jogo acaba!
  • Os botões com os níveis estão na lateral:
    Baby (6x6, palavras sem acentos até 6 letras), Fácil (8x8 até 6 letras), Médio (12x12 até 8 letras), Difícil(15x15 até 15 letras). Para trocar de nível pode usar as teclas de atalho 1, 2, 3 e 4.
  • Abaixo dos botões de nível tem o Checkbox para habilitar as palavras na vertical, aumentando a dificuldade do jogo.

Sobre o Jogo:

Pensado especialmente para as crianças do Ensino Fundamental, com mais de 300 palavras em 5 temas, esse jogo foi feito para ser fácil de usar e bem divertido!
A combinação de quadros com menos ou mais letras, e a opção de escolher se quer apenas palavras escondidas na horizontal, transforma esse caça-palavras em uma boa opção para os mais novinhos, e também para aqueles que querem encarar desafios maiores!

A UX (Experiência de Usuário) que você encontra nos jogos do AriêToy é sempre de ser super intuitiva e fluída, sem necessidade de instruções. E como dizia o poetinha: 'Beleza, Design e Ergonomia é fundamental!' - Hoje em dia ele falaria isso :).

Curiosidades:

Uma Família de Jogos: Você sabia que o caça-palavras e as palavras cruzadas são como parentes, mas de gerações diferentes? O caça-palavras é o filho mais novo, com pouco mais de 50 anos. Já as palavras cruzadas são a vovó da família dos jogos de palavras, com mais de 100 anos de idade, da mesma época em que os primeiros automóveis começavam a rodar pelas ruas!

Quem o Inventou? O caça-palavras foi criado por um professor chamado Norman E. Gibat, nos Estados Unidos. Ele fez o primeiro jogo em 1968 para um jornal de sua escola, para ensinar novas palavras aos seus alunos.

Como ele se Popularizou? Depois de ser publicado no jornalzinho da escola, o jogo fez tanto sucesso que logo foi adotado por jornais de verdade e, em pouco tempo, virou um dos passatempos mais famosos do mundo.

Um Passatempo Mundial: As palavras cruzadas se tornaram um fenômeno em todo o mundo. No Brasil, assim como o caça-palavras, elas se popularizaram muito por meio da famosa Revistinha Coquetel.

O Nome em Outros Países: Apesar de ser chamado de caça-palavras no Brasil, o jogo tem nomes diferentes em outras línguas. Em espanhol, ele é conhecido como Sopa de Letras, e em inglês, Word Search Puzzle, que significa 'quebra-cabeça de busca por palavras'.

Telas do Jogo:


Screenshot Caça-Palavras Temas 01 Screenshot Caça-Palavras Temas 02 Screenshot Caça-Palavras Temas 03 Screenshot Caça-Palavras Temas 04 Screenshot Caça-Palavras Temas 05 Screenshot Caça-Palavras Temas 06 Screenshot Caça-Palavras Temas 07
>