Carregando botão fullscreen

Lápis de Cor

Rina ficou muito preocupada porque esqueceu seus lápis de cor. Ela imaginou que os colegas iam rir dela e que a professora ia brigar. Mas Ariê e Coelho ofereceram seus lápis, e tudo ficou bem. No fim, Rina prometeu ajudar também, quando alguém precisar.

Público-alvo: Crianças de 4 a 6 anos e seus educadores.

Lápis de Cor (Ansiedade)

Rina: - Esqueci meus lápis de cor! (Rina Assustada)

Rina: - Será que todos vão rir de mim? (Rina imagina os amigos rindo e apontando para ela)

Rina: - A professora vai me deixar de castigo. (Rina se imagina encolhida em um cantinho)

Ariê: - Você quer usar os meus lápis de cor? (Ariê oferece para dividir)

Coelho: - Ou os meus lápis de cor? (Coelho oferece também)

Rina: - Quando precisar, podem contar comigo também! (Rina feliz segurando os lápis)

Roteiro por: Renato Reiniger


Desvendando as Tirinhas:

Linguagem simples e emoções reconhecíveis: fala de Rina é curta, direta e mostra preocupação, um sentimento muito comum entre crianças pequenas, especialmente quando estão em grupo. Ao expressar medo de ser julgada, ela representa uma ansiedade que muitas crianças ainda não sabem nomear, mas sentem.

Imagens claras e situações do cotidiano escolar: A situação de esquecer o material escolar é facilmente reconhecível. As expressões exageradas de Rina (com medo) e dos amigos (generosos) ajudam as crianças a entenderem os sentimentos dos personagens, mesmo sem ler as falas.

História com começo, meio e fim reconfortante: A narrativa é linear e termina com uma solução positiva: os amigos ajudam, e Rina se sente acolhida. A história mostra que o medo pode diminuir quando há apoio e empatia ao redor.

Personagens empáticos e relações positivas: Ariê e Coelho tomam iniciativa para ajudar, ensinando, com atitudes, o valor da amizade e da cooperação. Rina retribui esse gesto com gratidão, fortalecendo o ciclo de gentileza entre os personagens.

Adequação para Crianças até 6 Anos:

Para crianças de 5 a 6 anos: A história funciona muito bem. A mensagem de que “os amigos ajudam” é simples e forte. Pode-se propor dramatizações ou desenhos sobre momentos em que as crianças também ajudaram ou foram ajudadas.

Para crianças de 6 anos: A tirinha pode ser usada para conversar sobre ansiedade, antecipação negativa e como ela pode ser exagerada. Professores podem propor que os alunos criem suas próprias hostorinhas sobre medos que já superaram.

Para crianças mais velhas (7+): Embora simples, a tirinha pode ser aproveitada em atividades de escrita ou discussão sobre sentimentos, solidariedade e como oferecer ajuda na prática. É possível ampliar a conversa para outras formas de apoio em sala de aula.


Conclusão:

A tirinha “Lápis de Cor” oferece um ótimo ponto de partida para trabalhar emoções, empatia e resolução de conflitos entre crianças pequenas. Ela convida os leitores a perceber que é possível transformar uma situação de medo em uma oportunidade de carinho e amizade, e que isso faz toda a diferença no dia a dia escolar.

Making of:

Aqui você vai encontrar bastidores da tirinha.

Esboço feito a lápis.