Desde pequeno, eu sonhava em criar meus próprios jogos. Fui uma criança fascinada por Telejogo, Atari, fliperamas e o barulhinho dos computadores de 8 e 16 bits. Enquanto jogava, já imaginava como seria fazer meus próprios mundos, desafios e personagens. Anos depois, esse sonho de infância encontrou caminho no mundo real. E assim, o sonho virou ARIÊTOY!
A formanção em Desenho Industrial na Escola de Belas Artes (UFRJ), experiência com programação, desde assembler em um tk82 até javascript, c# e tantas outras, foi essencial para poder realizar diversos trabalhos em um mundo sempre em transformação.
Os anos fazendo trabalhos com treinamento corporativo para adultos, ensinando a comunicar com simplicidade e eficiência, somou uma base para um olhar diferenciado sobre o universo infantil, com características e desafios próprios. É difícil para um adulto ver o mundo com os olhos de uma criança. O que nos parece 'bobinho' é novidade para eles. Para prender nossa atenção precisamos de muitos estímulos, mas isso pode nos distrair de tal maneira que prejudica o aprendizado. Imagina isso em crianças!
No ano 2000 foi criado o primeiro ['Brincando com Ariê']. Foi algo novo para a época em que os jogos educativos estavam apenas engatinhando. Ainda não havia internet como hoje em dia, e muito menos as escolas tinham infraestrutura com computadores. Com o passar dos anos foram sendo desenvolvidas novas versões e novos jogos, até que em 2014 a [Krafhtaus] lançou o site [brincandocomarie.com.br], com os jogos de forma gratuita e começou o uso em escolas. Anos depois, com a evolução da tecnologia, os jogos chegaram também aos tablets e celulares.
ARIÊTOY nasceu da evolução do ['Brincando com Ariê'], indo além dos jogos, de nova marca e redesign. Agora conta também com pequenas histórias de inteligência emocional. Essa nova fase reforça o encontro entre a [expressão criativa da arte] e a [lógica estruturada da tecnologia]. O Universo Toy é a união desses dois mundos tão diversos que quase nunca dividem a mesma cabeça. É um mix de criatividade, memórias afetivas, pesquisa, design, talento com desenho e animação, programação, redação, e claro, paixão por tudo isso.
A proposta é simples e contínua: produzir novos conteúdos, como jogos e tirinhas, sem a pretensão de substituir educadores, e sim oferecer um material que complemente, reforce ou provoque reflexões sobre o que está sendo aprendido.
Os jogos mais recentes vêm com uma preocupação especial: pensar em recursos que também atendam crianças com dificuldades de coordenação ou cognitivas, para que todos possam aproveitar melhor as novidades.
Muitos 'Risos e Desafios' tanto para quem usa como para quem faz!
Renato Reiniger