PARA OS ADULTOS

ARIÊTOY é um espaço de acolhimento, criatividade e inteligência emocional. Os jogos e tirinhas são criados para além de divertir, também provocar reflexões, ampliar repertórios e valorizar o diálogo.

Os jogos foram pensados para serem:

  • Fáceis de Jogar
  • Sempre Diferentes
  • Desenvolvem o Cérebro
  • Sem sobrecarga de estímulos
  • Conteúdo Apropriado à Idade
  • Educacionalmente Relevantes

E as tirinhas:

  • Estimular o raciocínio e a linguagem
  • Reforçar vínculos afetivos
  • Trabalhar emoções e resolução de conflitos
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COMO USAR?

Jogos

  • Duração curta (1 a 3 minutos) para facilitar o uso em salas de aula com rodízio de crianças ou em momentos de atenção limitada.
  • Propostos como desafios para estimular tentativas, erros e aprendizados.
  • Podem ser usados individualmente ou em duplas/grupos.

Tirinhas

  • Apresentam situações que as crianças realmente vivem.
  • Trazem soluções possíveis para conflitos cotidianos.
  • Servem como ponto de partida para conversas, debates e escuta ativa.

PENSADO PARA A ESCOLA

Escolas têm realidades variadas, então é importante levar em conta as limitações de tempo, recursos e equipamentos.

Por isso:

  • Jogos leves, que funcionam até em computadores antigos.
  • Atividades curtas, que cabem no tempo da aula.
  • Acessível em qualquer navegador, sem instalação.

BNCC, QUANTIDADE E QUALIDADE DOS JOGOS

Ter um catálogo extenso e listas detalhadas da BNCC são frequentemente usadas como critério de escolha para site de jogos educativos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma ferramenta essencial para orientar o aprendizado. A produção de cada jogo envolve certas metas desse aprendizado.

E como são feitos os jogos? Começa com o argumento de uma atividade educativa. As atividades para educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental são relativamente simples. Mas essa simplicidade, dependendo de como é apresentada, pode se tornar sem graça, cansativa. Quase como um livro de histórias infantis sem ilustrações! O projeto de um novo jogo começa com a Concepção de Arte, onde a 'cara' do jogo começa a ser planejada. Junto também é projetada a UX (User Experience), onde se aplicam a usabilidade e ergonomia. Isso tudo envolvido com um enredo que ambienta o jogo. E também precisa de um cuidado com a comunicação com as crianças. Nunca vai ter uma frase do tipo 'Você perdeu!'. A linguagem é bem amável e positiva. No final, o jogo deixa de ser apenas uma simples atividade e começa a se tornar uma experiência. Quando fica muito legal vira uma 'Pequena Obra de Arte'!

Já as citações do BNCC são para ser uma informação que sugere onde as atividades podem se encaixar. Assim, educadores podem ter uma visão prática e insights sobre como usar em seus planos de aula. Em vez de usar BNCC como 'isca', ser o que deve ser: uma referência.

O catalogo de jogos do AriêToy vai sendo construído aos poucos, com atenção aos detalhes, com qualidade real, criando vínculos emocionais, querendo ser uma experiência significativa e, junto com os educadores, ser uma ferramenta a mais para o desenvolvimento integral na educação das crianças!

O compromisso é garantir que cada minuto no AriêToy seja não apenas educativo, mas também encantador, significativo e transformador.

POLÍTICA DE PUBLICIDADE: SUSTENTABILIDADE E FOCO NA APRENDIZAGEM

No AriêToy, os anúncios são usados para manter a plataforma gratuita e acessível a todos. Em ambientes educacionais, o tempo é valioso e a atenção dos alunos é primordial.

Por isso, a política de publicidade é pensada para minimizar o impacto na experiência de aprendizagem. Não há anúncios dentro dos jogos, e a preferência em formatos menos intrusivos na plataforma, busca um equilíbrio que permita a sustentabilidade do projeto sem comprometer a concentração e o ritmo das atividades em sala de aula. O compromisso é com um ambiente digital que apoia, e não atrapalha, o desenvolvimento das crianças.