Carregando botão fullscreen

Joguinho Novo

Joguinhos novos são sempre muito envolventes, mas se prestar bem atenção, eles estão disponíveis o tempo todo, dá pra jogar a qualquer hora! Já os amiguinhos... O Coelho não troca seu joguinho novo por nada! Mas brincar com Ariê e Rina não é 'nada'! Ele percebe isso e, sem hesitar, deixa o joguinho para depois para aproveitar o momento.

Público-alvo: Crianças de 4 a 6 anos e seus educadores.

Joguinho Novo

Ariê e Rina: Quer brincar com a gente? (Rina e Ariê chamam o Coelho para brincar)

Coelho: Estou com um joguinho novo. (Coelho brincando com o celular)

Coelho: Não paro meu joguinho por nada! (Coelho sozinho sorridente jogando)

Risadas (Coelho escuta risadas e olha curioso)

Risadas (Coelho escuta risadas e olha emburrado para o celular enquanto joga)

Coelho: Quero brincar também! (Coelho sai para brincar com os amigos e deixa o celular no chão)

Roteiro por: Renato Reiniger


Desvendando as Tirinhas:

A tirinha 'Joquinho Novo' trata de um assunto presente na rotina das crianças e adultos: o uso excessivo de telas. Ao mostrar o Coelho tão envolvido com o joguinho que recusa o convite dos amigos, a tirinha espelha uma situação comum nas infâncias de hoje.

  • Crianças e Tecnologia Digital:
    O fato de o Coelho preferir o joguinho ao convite para brincar reflete como as crianças de hoje já nascem inseridas no ambiente digital. Essa familiaridade pode desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e resolução de problemas, mas também levanta questões sobre o equilíbrio saudável no uso das telas.
  • Autonomia e Autorregulação:
    Um aspecto relevante é que, na tirinha, não há um adulto impondo limites ou orientando o Coelho a deixar o celular de lado. Ele próprio percebe que a interação com os amigos é mais satisfatória naquele momento. Isso evidencia a capacidade da criança de avaliar suas escolhas e decidir com autonomia. Desenvolver a autorregulação, a habilidade de identificar e ajustar comportamentos por conta própria, é um importante marco no desenvolvimento emocional infantil.
  • Equilíbrio e Moderação:
    A cena final, em que o Coelho opta por brincar com os amigos, reforça a importância de equilibrar atividades digitais com experiências de socialização ao vivo. O riso e a interação direta representam algo que os jogos virtuais, embora atraentes, não podem substituir completamente:
    a construção de laços afetivos e a vivência de experiências concretas.
  • O Valor da Brincadeira Livre:
    Brincar livremente, explorar, correr e rir junto aos amigos são experiências essenciais para o desenvolvimento social, emocional e motor das crianças. O fato de o Coelho optar pela brincadeira real sugere que, mesmo em um contexto altamente digital, o apelo das interações humanas permanece forte e significativo.

Reflexão para Educadores e Famílias

A tirinha sugere que, ao invés de demonizar a tecnologia, é mais produtivo mediar seu uso e apoiar as crianças a desenvolverem autonomia para equilibrar diferentes formas de diversão. Aproveitar o interesse por jogos digitais pode ser uma ponte para diálogos sobre equilíbrio e consumo consciente.

Perguntas para Refletir:

  • Como estimular a autorregulação para que a criança perceba sozinha quando é hora de se desconectar?
  • De que maneira podemos criar um ambiente equilibrado, com espaço para jogos digitais e brincadeiras presenciais?
  • Como podemos apoiar a criança a explorar alternativas de interação quando o digital se torna dominante?

Conclusão:

A tirinha 'Joguinho Novo' oferece uma oportunidade leve e sensível para refletir sobre os excessos digitais e o valor das interações presenciais. Com uma mensagem simples e sem julgamentos, ela convida as crianças a redescobrirem o prazer da brincadeira coletiva, que muitas vezes está a um passo (ou risada) de distância.

Making of:

Aqui você vai encontrar bastidores da tirinha.

Esboço feito a lápis.