Joguinhos novos são sempre muito envolventes, mas se prestar bem atenção, eles estão disponíveis o tempo todo, dá pra jogar a qualquer hora! Já os amiguinhos... O Coelho não troca seu joguinho novo por nada! Mas brincar com Ariê e Rina não é 'nada'! Ele percebe isso e, sem hesitar, deixa o joguinho para depois para aproveitar o momento.
Público-alvo: Crianças de 4 a 6 anos e seus educadores.
Joguinho Novo
Ariê e Rina: Quer brincar com a gente? (Rina e Ariê chamam o Coelho para brincar)
Coelho: Estou com um joguinho novo. (Coelho brincando com o celular)
Coelho: Não paro meu joguinho por nada! (Coelho sozinho sorridente jogando)
Risadas (Coelho escuta risadas e olha curioso)
Risadas (Coelho escuta risadas e olha emburrado para o celular enquanto joga)
Coelho: Quero brincar também! (Coelho sai para brincar com os amigos e deixa o celular no chão)
Roteiro por: Renato Reiniger
A tirinha 'Joquinho Novo' trata de um assunto presente na rotina das crianças e adultos: o uso excessivo de telas. Ao mostrar o Coelho tão envolvido com o joguinho que recusa o convite dos amigos, a tirinha espelha uma situação comum nas infâncias de hoje.
A tirinha sugere que, ao invés de demonizar a tecnologia, é mais produtivo mediar seu uso e apoiar as crianças a desenvolverem autonomia para equilibrar diferentes formas de diversão. Aproveitar o interesse por jogos digitais pode ser uma ponte para diálogos sobre equilíbrio e consumo consciente.
Perguntas para Refletir:
A tirinha 'Joguinho Novo' oferece uma oportunidade leve e sensível para refletir sobre os excessos digitais e o valor das interações presenciais. Com uma mensagem simples e sem julgamentos, ela convida as crianças a redescobrirem o prazer da brincadeira coletiva, que muitas vezes está a um passo (ou risada) de distância.
Aqui você vai encontrar bastidores da tirinha.