Luna no Caminho das Letras
A Luna quer encontrar o gato Yuki, mas para isso você precisa completar as palavras com as letras que faltam. São três níveis de dificuldade para você escolher.
Níveis:
Palavras de 5 e 6 letras:
-
Fácil - preencher 1 lacuna e 5 etapas
-
Médio - preencher 2 lacunas e 8 etapas
-
Difícil - preencher todas as lacunas e 12 etapas
Informações aos professores
A proposta do jogo 'Luna no Caminho das Letras' é guiar as crianças de forma divertida e interativa nos primeiros passos da alfabetização, explorando as letras e a formação de palavras de maneira lúdica e engajadora.
-
Disciplina:
Língua Portuguesa
-
Ano:
1º ano do Ensino Fundamental
-
Objeto do Conhecimento:
Construção do sistema alfabético e da ortografia
-
Prática da Linguagem:
Análise linguística e semiótica
-
Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC:
-
EF01LP01:
Reconhecer que as letras são unidades do alfabeto e que combinam-se para formar sílabas, palavras e frases.
-
EF01LP05:
Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
-
EF01LP07:
Identificar fonemas e sua representação por letras.
-
EF01LP13:
Observar as formas de composição de sílabas e palavras.
Como jogar:
-
Escolha o Nível:
Selecione a dificuldade (Fácil, Médio ou Difícil) para começar sua jornada no caminho das letras.
-
Arraste e Encaixe:
Arraste as letras que aparecem na parte superior da tela para as lacunas correspondentes abaixo, formando a palavra da figura.
-
Feedback Instantâneo:
Se a letra não for a certa, não se preocupe! Ela voltará automaticamente para o seu lugar, e você pode tentar novamente.
-
Precisa de Ajuda? Toque na figura para ouvir a palavra e ter uma dica!
-
Avance e Conquiste:
Complete as palavras em cada rodada para a Luna avançar. Complete todas as estrelas da etapa para ver a Luna encontraro gato Yuki no final da jornada!
Sobre o Jogo:
O jogo foi desenvolvido para ser bem fácil de brincar. Ele estimula a aprendizagem cognitiva em um cenário lúdico e dinâmico. Os elementos visuais pretendem ser atraentes, para tornar a tarefa de auxiliar na educação um momento divertido.
Não há limite de tempo, mas cada rodada pode ser completada em aproximadamente 1 minuto.
Telas do Jogo: