Informações aos professores

A proposta é oferecer um jogo de somar onde tem o processo de montar a conta para só depois pensar e escolher uma resposta.

Disciplina: Matemática

  • Ano:
    1º ano do Ensino Fundamental
  • Unidade Temática:
    Aritmética
  • Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC: EF01MA08
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FlipToy - Soma

Vamos brincar de somar usando cartinhas junto com a nuvem de inteligência artificial chamada PUFFI!

Como jogar:

  • Escolha entre os níveis 'Fácil 1-5', 'Médio 1-10' e 'Difícil 1-20'.
  • São cinco rodadas com uma conta e 3 opções de respostas.
  • Posicione as cartas nas lacunas e vire para ver o valor.
  • Se acertar de primeira ganha um coração e 2 pontos. Se acertar em outra tentativa ganha 1 ponto e uma estrelinha.
  • Ao final das cinco rodadas é mostrado o resultado da partida.

Sobre o Jogo:

Existem diversos jogos de somar disponíveis na internet, muito focados na mecânica de apresentar a conta e opções de escolha. Em FlipToy - Soma a criança é convidada a posicionar as cartas para formar a conta, virar para ver os valores e pensar na resposta. Sabendo do resultado ela pode virar as cartas das respostas para escolher a certa, completando a conta. FlipToy - Soma não é um teste de múltipla escolha disfarçado de jogo, é uma atividade que convida a criança a pensar, experimentar, montar e descobrir o resultado com as próprias mãos.

Dessa forma o ato de fazer a conta não é dado de 'mão beijada'. E se assemelha às brincadeiras, onde a criança passa por um processo de preparação, seja montando um jogo de tabuleiro ou posicionando peças de um brinquedo. No nosso dia a dia sempre temos que passar pelas etapas de um processo, seja o de ir ao mercado, preparar a refeição e depois lavar a louça, ou planejar uma viagem, arrumar as malas... Os processos não são necessariamente chatos, e podem até despertar paixões e hobbies!

FlipToy tem inspiração no jogo UNO, tão amado pelas crianças. É um joguinho com uma pegada construtivista, em que a criança participa de todo o processo: da formação da conta até a descoberta do resultado. E ainda tem a PUFFI, a nuvem de inteligência artificial que embaralha as cartinhas!

E além de tudo, ainda tem animações e movimentos nas cartinhas para ficar bem mais divertido!

Curiosidades:

Jogos de Somar
Jogos de somar aparecem desde os séculos XVIII e XIX em materiais pedagógicos. Muitos eram feitos com peças de madeira ou fichas numeradas.
A ideia de 'somar brincando' é tão antiga que até os ábacos eram usados em forma de jogo entre crianças.
Hoje se sabe que a soma é uma das primeiras operações que as crianças internalizam com representações visuais, por isso cartas, fichas e imagens ajudam tanto.

Cartas de Baralho e Matemática
Um baralho comum pode ser usado para incontáveis jogos matemáticos (somar, subtrair, ordenar, fazer pares, probabilidades…).
Existem registros de jogos educativos com baralho já no século XVII.

UNO
O UNO foi criado em 1971, em Ohio (EUA), por Merle Robbins, um cabeleireiro que queria adaptar um jogo de cartas que a família já jogava (o 'Oito Maluco'). Ele imprimiu 5.000 cópias do jogo e começou vendendo na própria barbearia.
Hoje o UNO já vendeu mais de 150 milhões de cópias no mundo e é traduzido em dezenas de línguas.
O grande trunfo do UNO é o equilíbrio entre sorte e estratégia simples, que faz crianças pequenas se sentirem capazes de jogar de igual pra igual com adultos.

Telas do Jogo:


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