Informações aos professores

A proposta do jogo Come Letras é estimular a alfabetização inicial através do reconhecimento de letras e da formação de palavras, em um cenário de labirinto dinâmico e interativo.

  • Disciplina:
    Língua Portuguesa
  • Ano:
    Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
  • Objeto do Conhecimento:
    Construção do sistema alfabético e reconhecimento de palavras
  • Prática da Linguagem:
    Análise linguística e semiótica (associação figura-palavra)
  • Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC:
    EI03EF09, EI03TS04, EF01LP01, EF02LP03
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Come Letras

Vamos junto com o ratinho comer os queijos com letras e formar as palavras das figuras, nesse jogo inspirado no clássico Pac-man. A diversão é fugir e depois caçar os gatinhos coloridos, pois cada letra inverte o jogo! O desafio é pontuar alto e bater o recorde.



Como jogar:

  • Use as setas do teclado ou na tela para andar com o ratinho.
  • Em cada rodada aparece um labirinto e uma palavra de 4 letras para completar. Coma todos os pontinhos brancos do caminho e fuja do gatinho.
  • Quando come as letras, o gatinho fica transparente e o ratinho pode pegar ele! Durante o jogo aparecem frutas que valem 100 pontos.
  • Quando o gatinho pega o ratinho ela fica congelado por um tempinho.
  • O jogo pode ser usado em tela cheia (fullscreen) para melhor visualização. Para sair da tela cheia, use a tecla 'ESC' do computador.
  • Se você quiser escutar uma palavra ou letra, basta tocar nelas!

Sobre o Jogo:

O jogo foi desenvolvido para ser bem fácil de brincar. Ele estimula a aprendizagem cognitiva em um cenário lúdico e dinâmico. Os elementos visuais pretendem ser atraentes, para tornar a tarefa de auxiliar na educação um momento divertido.

Não há limite de tempo, mas cada rodada pode ser completada em torno de 1 minuto.

Curiosidades:

Formato de pizza: Você sabia que o Pac-Man foi inspirado em uma pizza? O criador do jogo, Toru Iwatani, estava comendo uma pizza e, ao tirar uma fatia, percebeu que o formato parecia uma boca aberta. A partir daí nasceu a ideia do personagem que “come” tudo no labirinto!

O nome original: O Pac-Man foi lançado no Japão em 1980 com o nome “Puck-Man”, porque ele parecia um disco de hóquei (“puck” em inglês). Mas quando o jogo foi levado para os Estados Unidos, o nome mudou para “Pac-Man” para evitar trocadilhos maldosos e confusões.

Um jogo pensado para todos: Na época em que foi criado, a maioria dos jogos era de guerra ou esportes. Toru Iwatani queria criar algo divertido, colorido e que atraísse também as meninas e as famílias. Por isso, Pac-Man ficou famoso como um jogo amigável, alegre e cheio de cores.

Telas do Jogo:


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